quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Concerto musical "Gradus ad Parnassum ou O Pulo do Gato"


Neste concerto de encerramento da temporada Concertos em Pauta 2016, o Grupo Palmas-Música sobe ao palco apresentando um repertório variado com composições inéditas ligadas à tradição da notação musical.
O desenvolvimento de sistemas de notação assumiu um papel importante na história da música ocidental, permitindo o registro e a transmissão de obras musicais. Com o tempo, consolidou-se toda uma tradição de criação, interpretação e formação fundamentada, principalmente, na contribuição da notação para uma abordagem mais analítica do fazer musical.

Participantes:
Abner Jorge - violão e eufônio
Aline Martins - piano
Bruno Barreto - saxofone
Heitor Oliveira - clarineta
Helena Zica - soprano
Dayhan Deives - operação de iluminação

R$ 10, Livre para todos os públicos
Sexta-feira, 28 de outubro
Teatro SESC Palmas, 20h



Temporada Concertos em Pauta 2016



O projeto Concertos em Pauta consiste em espetáculos musicais de câmara, realizados ao longo de todo ano, sempre às 20h, no Teatro SESC Palmas. Além dos integrantes do Grupo Palmas-Música, a série contará com a participação e colaboração de artistas convidados e terá entradas a preços populares.


Sobre o Grupo


Após realizar, em 2008 e 2009, as primeiras duas temporadas da série Concertos em Pauta, a partir de 2010 o grupo passou a se dedicar a projetos com obras criadas exclusivamente para o grupo. Neste período realizou a estreia das obras "Miña Santa Margarida", de Antonio Celso Ribeiro e a micro-ópera "A Infanticida Marie Farrar", de Michel Scheir. Além disso, participou da gravação de dois CD's com obras de compositores ligados ao grupo: "Centro Metropolitano" de Leo Perotto e "Espaços Preenchidos de Vazio" de Heitor Oliveira. Em 2012 dedicou-se à circulação com turnê "Centro Metropolitano" por dez capitais brasileiras como parte do programa SESC Amazônia das Artes e mini-turnê por quatro cidades do Estado do Tocantins, apresentando o repertório "Invenções e Canções" com apoio do Fundo Estadual de Cultura. Desde 2013, tem participado de edições locais dos concertos SESC Partituras.

Em 2015, com o objetivo de promover e fortalecer uma agenda cultural para a música de tradição escrita, o grupo retomou o projeto "Concertos em Pauta".

O Grupo Palmas-Música é um coletivo de intérpretes e compositores que tem na música de tradição escrita sua principal forma de expressão artística. Atua em Palmas desde 2007 com recitais didáticos e criação de repertórios originais. São integrantes atuais: Abner Jorge (violão), Aline Martins (piano), Bruno Barreto (saxofone), Heitor Oliveira (clarineta), Helena Zica (soprano) e Mira Benvenuto (flauta). Também já passaram pelo grupo: Daniela Carrijo (piano) e Leo Perotto (violão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário