terça-feira, 19 de março de 2013

PEDRA CANGA



Estreou no último final de semana no Teatro do Memorial Coluna Prestes,  o espetáculo “Pedra Canga”
Contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura do Estado do Tocantins,  Edital 2011, PRÊMIO ARNAUD RODRIGUES, de Apoio a Montagem de Espetáculos de Artes Cênicas.

O enredo se desenvolve através de histórias e de figuras típicas do interior do Brasil, mais precisamente do Cerrado Tocantinense, baseado em contos de escritores locais.

Segundo o ator e diretor Nival Correia o título “Pedra Canga” é inspirado literalmente em um mineral (rocha) típica da região,  que serviu durante muitos anos como material de alicerce para as construções, e muros de grandes propriedades na época da colonização e que junto com a vegetação local compõe o cenário natural de nossa região, e tem forte influência na cultura local. Segundo o diretor “É também  uma homenagem as nossas Pedras Gangas da Cultura Tocantinense”.

Um espetáculo regionalista, porém carregado de elementos simbólicos que influenciaram os costumes locais, como a primeira TV (preto e branco) de uma cidadezinha de interior e a influencia da mídia na moda, na mudança comportamental dos jovens e da rotina de vida dos adultos.

Outro aspecto que chama a atenção é a composição musical utilizada na peça que acaba por criar um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.  




Informações técnicas:

“Contos Tocantins”

(Fotos: Cleuda Milhomem)

Construção cênica e estética através de contos, causos e poesias dos escritores: Dr. Odir Rocha, Dr. Célio Pedreira e Laurez Moreira. A encenação é feito pelo Ator Nival Correia, e interferências dos músicos J.bulhões, Anderson Camacho, Aylton Yabeta e Murilo Fernando, iluminação de Lucio Miranda e ainda a co-direção de Juliano Gomes e Nival Correia.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário